sexta-feira, 1 de julho de 2011

Jogo matemático

Bingo das Figuras Geométricas

Objetivos Gerais:
·         Estimular o raciocínio rápido.
·         Mostrar a geometria de uma maneira lúdica e divertida.

Objetivos Específicos:
·         Desenvolver o conhecimento sobre lados e ângulos de um polígono.
·         Estimular o aprendizado por meio de outros recursos que não seja apenas pela transmissão do educador.
·         Instigar o sentimento de competição de forma sadia, bem como também o respeito às regras.

Avaliação:
Ao final do jogo avalia-se o método que os alunos utilizaram para conseguir as respostas das charadas. Deve-se avaliar também se foram capazes de participar do jogo sem confusão, um respeitando o outro, e, principalmente, avalia-se o que cada um aprendeu com o jogo. Se foi mais fácil ou mais difícil memorizar o nome das figuras por meio do jogo, ou por meio apenas da explicação do professor.

Indicação: Crianças a partir de 9 anos (alunos do 4° ano do ensino fundamental).

Regras:
Primeiramente o educador distribui as fichas e as tampinhas igualmente. Depois explica como será o jogo. Se quiser, pode dividir a sala em duplas, assim, estimula também o trabalho e equipe.
 O educador é quem sorteia as fichas. Em cada ficha existe uma charada, cuja resposta é uma figura geométrica. Quem “canta” as charadas também é o educador, dando um tempo de no máximo 30 segundos para que os alunos pensem na resposta. Sendo assim, o desafio do aluno é:

1° - Descobrir a resposta da charada “cantada” pelo educador.
2° - Descobrir se existe essa figura geométrica na sua cartela.

Vence o jogo quem completar a cartela.

Materiais:

·         Cartelas com 9 figuras geométricas diferentes, feitas com papel cartão.
·         Fichas com charadas geométricas.
·         Tampas de garrafas para fazer a marcação.

Charadas Geométricas:

·         Sou redondo, ou seja, não possuo lados nem ângulos. (círculo)
·         Tenho quatro lados, todos iguais, e quatro ângulos retos. (quadrado)
·         Sou um polígono com quatro lados iguais, mas os ângulos não são retos. (losango)
·         Sou um quadrilátero, e tenho dois lados opostos paralelos. (trapézio)
·         Tenho três lados e um ângulo reto. (triângulo retângulo)
·         Sou polígono com quatro ângulos retos, no entanto possuo dois lados paralelos maiores, e dois menores. Todos congruentes. (retângulo)
·         Tenho seis lados. (hexágono)
·         Sou um polígono com cinco lados. (pentágono)
·         Tenho quatro lados, dois maiores e dois menores, e os meus ângulos não são retos. (paralelogramo)
·         Tenho três lados e todos são iguais. (triângulo eqüilátero)
·         Sou um polígono de três lados, mas apenas dois são iguais. (triângulo isóscele)
·         Possuo três lados e todos são diferentes. (triângulo escaleno)