Bingo das Figuras Geométricas
Objetivos Gerais:
· Estimular o raciocínio rápido.
· Mostrar a geometria de uma maneira lúdica e divertida.
Objetivos Específicos:
· Desenvolver o conhecimento sobre lados e ângulos de um polígono.
· Estimular o aprendizado por meio de outros recursos que não seja apenas pela transmissão do educador.
· Instigar o sentimento de competição de forma sadia, bem como também o respeito às regras.
Avaliação:
Ao final do jogo avalia-se o método que os alunos utilizaram para conseguir as respostas das charadas. Deve-se avaliar também se foram capazes de participar do jogo sem confusão, um respeitando o outro, e, principalmente, avalia-se o que cada um aprendeu com o jogo. Se foi mais fácil ou mais difícil memorizar o nome das figuras por meio do jogo, ou por meio apenas da explicação do professor.
Indicação: Crianças a partir de 9 anos (alunos do 4° ano do ensino fundamental).
Regras:
Primeiramente o educador distribui as fichas e as tampinhas igualmente. Depois explica como será o jogo. Se quiser, pode dividir a sala em duplas, assim, estimula também o trabalho e equipe.
O educador é quem sorteia as fichas. Em cada ficha existe uma charada, cuja resposta é uma figura geométrica. Quem “canta” as charadas também é o educador, dando um tempo de no máximo 30 segundos para que os alunos pensem na resposta. Sendo assim, o desafio do aluno é:
1° - Descobrir a resposta da charada “cantada” pelo educador.
2° - Descobrir se existe essa figura geométrica na sua cartela.
Vence o jogo quem completar a cartela.
Materiais:
· Cartelas com 9 figuras geométricas diferentes, feitas com papel cartão.
· Fichas com charadas geométricas.
· Tampas de garrafas para fazer a marcação.
Charadas Geométricas:
· Sou redondo, ou seja, não possuo lados nem ângulos. (círculo)
· Tenho quatro lados, todos iguais, e quatro ângulos retos. (quadrado)
· Sou um polígono com quatro lados iguais, mas os ângulos não são retos. (losango)
· Sou um quadrilátero, e tenho dois lados opostos paralelos. (trapézio)
· Tenho três lados e um ângulo reto. (triângulo retângulo)
· Sou polígono com quatro ângulos retos, no entanto possuo dois lados paralelos maiores, e dois menores. Todos congruentes. (retângulo)
· Tenho seis lados. (hexágono)
· Sou um polígono com cinco lados. (pentágono)
· Tenho quatro lados, dois maiores e dois menores, e os meus ângulos não são retos. (paralelogramo)
· Tenho três lados e todos são iguais. (triângulo eqüilátero)
· Sou um polígono de três lados, mas apenas dois são iguais. (triângulo isóscele)
· Possuo três lados e todos são diferentes. (triângulo escaleno)
Nenhum comentário:
Postar um comentário